Núcleo Cabuçu
Hoje deixarei a arborização urbana de lado e vou lhes apresentar um tesouro que conheci a pouco mais de um ano.
Apresento aos amigos internautas o Parque Estadual da Cantareira, um dos últimos remanescentes de mata atlântica da grande São Paulo, com área aproximada de 8 mil hectares de rara beleza.
Representado por quatro núcleos (Pedra Grande, Águas Claras, Engordador e Cabuçu) abordarei hoje o seu maior núcleo o "Núcleo Cabuçu".
Esse é um lugar que faz juz ao nosso Hino Nacional que diz: Nossos bosques tem mais vida!
Com obras históricas importantíssimas como a barragem do Cabuçu (primeira obra de concreto armado do Brasil, o Núcleo Cabuçu possui quatro trilhas abertas a visitação (Trilha do Tapiti, Trilha da Jaguatirica, Trilha do Sagui e Trilha da Cachoeira).
Um local impressionante, refúgio de animais raros como a "rainha das américas" a nossa onça-pintada, a encantadora sussuarana, o imponente gavião-pega-macaco, o majestoso tangará e curiosos quatis e furões.
Sem contar sua riquíssima flora, composta por centenas de espécies de orquídeas, inúmeros jequitibás-rei, imensos jatobás, perobas, araucárias, cambucis, Miconias cabussu,embiruçus, etc.
Tudo isso faz com que o Núcleo Cabuçu, localizado no Parque Estadual da Cantareira seja um oásis na selva de pedra e que merece ser visitado.
Acesso: Rodovia Fernão Dias até a Casa de David (km 80 sentido SP-BH), seguindo pela Estrada do Cabuçu até o nº 2.691.
Telefones: 2406-8429 e 2401-6217
Nenhum comentário:
Postar um comentário