Visitantes
segunda-feira, 5 de maio de 2014
Cedro-rosa
Durante uma rápida passagem por uma cidade interiorana chamada Iperó, me encantei com a beleza desse cidadão que reside em um terreno no centro da cidade.
Trata-se de um exemplar nativo da nossa mata atlântica, popularmente conhecido como "cedro-rosa" cujo nome científico é Cedrela fissilis.
Essa belíssima espécie ocorre em solos profundos e úmidos, por isso é geralmente encontrado em partes baixas da floresta, onde seu enorme e cilíndrico tronco sobe verticalmente formando o dossel superior da mata, podendo alcançar aproximadamente 30 metros de altura.
No inverno a árvore perde grande parte das suas folhas, floresce e produz cápsulas que se abrem quando maduras. Essas cápsulas soltam pequeninas sementes aladas que voam ao sabor do vento, podendo percorrer longas distâncias.
É uma espécie secundária que não tolera o Sol pleno, portanto ocorre em matas mais preservadas pois suas mudas não se desenvolvem bem com muita luminosidade direta.
Infelizmente trata-se de uma espécie ameaçada, a qualidade de sua madeira para a confecção de móveis é o que a torna muito valorizada.
Atualmente é muito usada em recomposição de áreas degradadas e reflorestamento o que faz do cedro-rosa um cidadão de respeito e que merece ser preservado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário