Palmeira-leque
Washingtonia robusta
Trata-se de uma espécie de palmeira muito cultivada em todo o Brasil, seja por sua rusticidade ou pela sua beleza. Originária da América do Norte (sul dos EUA e México), todo cuidado é pouco, essa espécie tem alto potencial invasor em nossas florestas, ao longo de muitas regiões protegidas já é possível encontrar exemplares se desenvolvendo e inclusive frutificando, o que é extremamente prejudicial para as nossas espécies nativas.
Alheio ás críticas sobre sua característica invasora, essa espécie pode atingir grande altura, entre 20 e 35 metros.
Na capital paulista, podemos encontrar exemplares com mais de um século de vida e altura beirando os 30 metros.
No alto de sua imponente estipe, suas folhas enormes são um verdadeiro refúgio para aves de diversas espécies, sendo inclusive, usadas na nidificação dos psitacídeos que sobrevivem nas grandes cidades.
Por ser uma espécie de grande importância ornamental, acredito que essa é mais uma espécie que veio para ficar em nosso país. Certa vez ouvi dizer, que nossas matas serão reflexo das escolhas da humanidade no passado, ao que parece é bem assim que as coisas estão ocorrendo.
Seus frutos são encontrados em cachos, são pequenos, ovalados e germinam sem muita dificuldade, basta olhar atentamente próximo a algum exemplar e podemos perceber pequenas mudas pelo chão.
Do ponto de vista paisagístico é uma planta que realmente merece destaque.
Obrigada Rui pela visita.
ResponderExcluirTomei a liberdade de perguntar se tem micro orquídea para troca?
abraços
Sim, tenho algumas. Você procura alguma em especial?
Excluir