Visitantes

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Cambuci

O cambucizeiro (Camponesia phaea) é uma árvore de porte pequeno, altura em torno de 6 a 7 metros, sua aparência é muito semelhante a da pitangueira(mesma família), porém com folhas menos arredondadas e copa menos densa.
A origem do seu nome provém do tupi - kamu´si que faz alusão a aparência do seu fruto aos potes e tigelas com esse mesmo nome.
Seu fruto é rico em vitamina C, tem um cheiro bastante adocicado, porém, não é consumido in natura, sendo mais utilizado em sucos, licores, geléias. Pude provar algumas vezes o suco do cambuci e confesso que o seu sabor lembra muito o suco de limão, porém menos azedo.
Apesar de ser muito utilizada na recuperação de áreas degradadas, atualmente encontra-se em risco de extinção.
É uma árvore excelente para ornamentação e deveria ser mais utilizada na arborização urbana de vias públicas (praças e parques).Possui raízes pouco agressivas que não quebrariam calçadas, porte elegante e baixo, sendo indicada em plantios mesmo sob fiação elétrica.
O nome do bairro paulista Cambuci, se deve justamente a grande presença dessa árvore em tempos remotos naquela região da cidade.
O cambucizeiro é uma árvore muito atrativa para a fauna(beneficiando também insetos polinizadores), a sua importância econômica poderia estimular a população a conhecer essa desconhecida planta, criando novos nichos de mercado com seu cultivo e garantindo assim a preservação da espécie.
Rui Othon

Nenhum comentário:

Postar um comentário